A Realidade Oculta por Trás dos Canudos/Copos de Papel

Imagem de uma rua cheia de lixo, mas sem canudos então "tudo bem"

Hoje trago a vocês um texto que promete incitar uma reflexão sobre os hábitos cotidianos que muitas vezes passam despercebidos. Abordaremos um tema que está literalmente ao nosso alcance diariamente: a realidade por trás dos canudos e copos de papel, utensílios que se tornaram símbolos de uma suposta luta maior contra a degradação ambiental.

O objetivo deste post é desvendar o mito: na verdade são os nossos hábitos e não proibições arbritárias que vão "salvar o planeta". A intenção é fomentar uma consciência mais profunda e embasada, permitindo que façamos escolhas mais responsáveis e coerentes com o verdadeiro significado de sustentabilidade.

Mais do que apenas apontar problemas, mas de incentivar uma reflexão crítica que possa levar a soluções mais eficazes e, talvez, a inovações em nosso comportamento.

A Suposta "Solução Sustentável" que Não é Tão Verde Assim

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo e da Universidade de Antuérpia recentemente publicaram estudos que questionam a segurança e a sustentabilidade de canudos e copos feitos de papel.

Contrariando a narrativa popular, estes artigos indicam que esses substitutos do plástico podem ser tão prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana quanto os produtos que estão destinados a substituir.

A Verdade Revelada pelos Estudos

Sobre os copos de papel uma equipe da Universidade de Gotemburgo demonstrou que os copos de papel podem prejudicar a vida aquática de uma maneira similar aos copos de plástico.

Os copos de papel contêm produtos químicos tóxicos, muitas vezes derivados de bioplásticos que não se degradam eficientemente no ambiente, podendo acumular-se na natureza e eventualmente serem ingeridos por animais e seres humanos.

É, meu amigo. Melhor comprar uma caneca! Ou mesmo utilizar o clássico copinho de plástico e fazer o seu devido descarte.

Já o estudo da Universidade de Antuérpia focou nos canudos de papel, encontrando elevados níveis de produtos químicos conhecidos como substâncias poli e perfluoroalquílicas (PFAS) em muitas marcas testadas.

Estes produtos químicos, que estão presentes em uma série de produtos de uso diário, podem persistir por milhares de anos no ambiente e têm sido associados a uma série de problemas de saúde.

A afirmação de que "Canudos de plástico são do mal" vai caindo por terra. Do mal mesmo, são os nossos hábitos todos errados ao fazer o descarte do lixo que geramos (seja ele qual for).

A Alternativa Mais Sustentável

Os estudos revelam uma verdade importante e ignorada pela maioria das pessoas atualmente: a mera proibição de produtos não é uma solução eficaz para proteger nosso meio ambiente!

Ao invés disso, devemos focar em estratégias mais sustentáveis, como garantir o descarte adequado e a consequente reciclagem de materiais: é aqui que o plástico ganha de lavada do papel, com o perdão do trocadilho.

À luz destas descobertas, está claro que devemos ter uma abordagem mais nuanceada para a questão dos resíduos. Em vez de buscar proibir certos materiais, devemos concentrar nossos esforços em prevenir a poluição dos rios e oceanos e promover práticas de descarte responsável. Aqui sim reside uma causa de mais fácil ação e resultados imediatamente mais recompensadores!

Ainda no embate papel vs plástico, temos que lembrar que os resíduos orgânicos de papel não podem ser reciclados, ao passo que os de plástico sim, caso sejam devidamente limpos.

O mais comum é realmente descartar os canudos ou os copinhos plásticos como resíduos orgânicos, mas a solução é ultra-simples: só dar uma passadinha na água e está resolvido! Podemos então desctartar como lixo limpo e esse plástico poderá ser devidamente reciclado.

Estabelecimentos comerciais como lanchonetes, restaurantes etc. ganhariam muito mais se adotassem um local/recipiente específico "descarte seu canudinho aqui" do que adotar estas soluções milagrosas, como a de adotar canudos de papel que, como vemos, são tão tóxicos quanto os de plástico (porém, impossívels de reciclar).

Além disso, podemos optar por alternativas verdadeiramente sustentáveis, isto é: materiais que não são descartados, como canudos de aço inoxidável (todos outros tipos, como os de bambu, apresentam os mesmos problemas de toxicidade) ou uso de canecas de cerâmica, ou até mesmo... de plástico!

Referências

Inovação Tecnológica (2023, Agosto 25). A realidade oculta por trás dos canudos e copos de papel que você não sabia. https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=copos-canudos-papel-nao-cumprem-promessa-contem-quimicos-perigosos

Carney Almroth, B., Carle, A., Blanchard, M., Molinari, F., & Bour, A. (2023). Single-use take-away cups of paper are as toxic to aquatic midge larvae as plastic cups. Environmental Pollution, 330, 121836. https://doi.org/10.1016/j.envpol.2023.121836

Boisacq, P., De Keuster, M., Prinsen, E., Jeong, Y., Bervoets, L., Eens, M., Covaci, A., Willems, T., & Groffen, T. (2023). Assessment of poly- and perfluoroalkyl substances (PFAS) in commercially available drinking straws using targeted and suspect screening approaches. Food Additives & Contaminants. https://doi.org/10.1080/19440049.2023.2240908

Comentários

Postagens mais visitadas